Curiosidades Sobre A Coreia Do Sul: 10 Fatos Inusitados

Aqui estão 10 curiosidades sobre a Coreia do Sul e a cultura coreana para deixá-lo animado antes de viajar para Seul.

Com o rápido crescimento econômico que a catapultou para o cenário global, a Coreia do Sul tornou-se famosa por suas batidas de K-pop, culinária coreana saborosa e proezas tecnológicas com a velocidade de conexão à Internet mais rápida do mundo. No entanto, além dessas maravilhas modernas, o fascinante passado, as tradições, a tradição e as superstições da Coreia do Sul acrescentam profundidade à cultura moderna do país.

1. Há muitos lugares para visitar ALÉM de Seul e da Zona Desmilitarizada

Após visitar Seul, experimente fazer passeios de um dia para a Vila Folclórica Coreana em Yongin, a Fortaleza de Hwaseong em Suwon ou a Ilha Nami em Gapyeong-gun, Gyeonggi-do.

Se você tiver alguns dias extras, opte por uma viagem de uma noite e dois dias (1박 2일) para uma grande cidade litorânea como Busan ou Gyeongju, rica em história coreana e capital do antigo reino de Silla (57 a.C. – 935 d.C.). Para estadias de mais de uma semana, considere uma mini viagem à Ilha de Jeju e à Ilha de Udo.

Uma interessante curiosidade sobre a Coreia do Sul? Cada província da Coreia do Sul tem um dialeto distinto, cerca de seis no total.

Além disso, confira as especialidades e os lanches regionais. Cheonan é famosa pelos bolos hodu-gwaja (호두과자), que são recheados com nozes e feijão vermelho doce.

2. A Coreia é um lugar extremamente seguro para se viver

Na Coreia do Sul, 82% das pessoas afirmam que se sentem seguras andando sozinhas à noite, mais do que a média da OCDE de 74%, de acordo com o Índice para uma Vida Melhor da OCDE.

Crimes violentos e roubos na Coreia do Sul são incomuns, e as armas violentas são fortemente restringidas pela legislação coreana. Em 2023, o Governo Metropolitano de Seul investiu 51,2 bilhões de won coreanos em CCTVs aprimorados por IA instalados em áreas públicas. Além disso, cada banheiro público na Coreia do Sul tem um botão de chamada de emergência (비상벨), que se conecta diretamente ao serviço de emergência 112 quando pressionado.

Com os CCTVs por toda parte, há um consenso geral sobre o respeito à propriedade pessoal das pessoas. Por exemplo, seu laptop pode ser deixado sem supervisão e usado para reservar um lugar em um café e ninguém tocará nele.

3. Os coreanos têm altos padrões de beleza

Fato interessante: Na Coreia do Sul, a beleza externa é tão importante quanto a beleza interna. Para aqueles que não foram abençoados com uma pele impecável, visitas regulares a uma clínica dermatológica são obrigatórias para obter a pele de vidro coreana ideal, clara, sem vermelhidão ou falhas visíveis e livre de manchas.

As lojas Olive Young, uma importante rede de farmácias de saúde e beleza, estão em todas as ruas movimentadas da Coreia do Sul. Cada loja tem mais de 1.200 lojas em todo o país e uma seleção selecionada de 20.000 produtos de cuidados com a pele, maquiagem e estilo de vida. Marcas globais como a Sephora surgiram e desapareceram, mas o domínio da Coreia no mercado de cosméticos continua firme.

A Coreia do Sul lidera o ranking de cirurgias plásticas per capita mais realizadas no mundo, superando os países ocidentais. A cirurgia plástica de pálpebra dupla é frequentemente oferecida como presente de formatura a estudantes do ensino médio.

4. Um em cada 3 coreanos vive sozinho

Em 2023, os domicílios com uma única pessoa na Coreia do Sul aumentaram para 7,5 milhões, cerca de 34,5% de todos os domicílios. Em sua maioria, são jovens na faixa dos 20 e 30 anos, bem como idosos na faixa dos 60 e 70 anos.

Desde 2010, o termo de gíria “honjok” (혼족), que combina as palavras solo (honja 혼자) e pessoas (jok 족), descreve os sul-coreanos que moram sozinhos. Abraçando a independência, os honjoks compartilham seus jantares solo (honbap 혼밥), atividades de lazer (honnol 혼놀) e viagens (honhaeng 혼행) nas mídias sociais.

Empresas de viagem como Booking.com e Interpark agora atendem a esse grupo demográfico, oferecendo pacotes de férias para viajantes solo, ou “hon-cance” (혼캉스), uma mistura de “solo” e vacance, ou “férias”.

5. As frutas coreanas são caras

Os preços das frutas, incluindo maçãs e peras, atingiram níveis recordes, com maçãs custando de 6.000 a 10.000 won coreanos por maçã. Isso equivale a até US$ 7 por maçã.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia do Sul, esse aumento levou a uma queda no consumo de frutas pelos sul-coreanos. Os dados do governo sul-coreano mostram um declínio de 19%, de 67,9 quilos de consumo de frutas por pessoa em 2007 para 55 quilos em 2022.

Apesar dos altos preços, as frutas embaladas, especialmente as variedades de luxo como as uvas Shine Muscat, são dadas de presente na Coreia durante as festas de fim de ano.

6. O melhor presente de casamento coreano é dinheiro

Nos casamentos coreanos, o presente tradicional é dinheiro colocado em envelopes, conhecido como chug-ui-geum (축의금), ou dinheiro de felicitações. A parte complicada é descobrir quanto dinheiro colocar em cada envelope.

A quantia depende de seu relacionamento com a noiva ou o noivo e de sua presença no casamento. A faixa é de 30.000 a 100.000 wones coreanos. Uma pesquisa da Statista de 2022 indicou que 50.000 wones é o valor de presente mais comum. Para aqueles que não puderem comparecer, agora é possível transferir o valor diretamente para a conta bancária do casal.

7. É um tabu escrever o nome de um coreano com tinta vermelha

Na Coreia do Sul, escrever o nome de uma pessoa com tinta vermelha simboliza a morte. Tradicionalmente, a tinta vermelha era usada em registros familiares ou documentos oficiais para nomes de pessoas falecidas. Apesar de suas origens supersticiosas, continua sendo inadequado usar tinta vermelha para escrever o nome de uma pessoa, especialmente se ela ainda estiver viva.

8. Evite o número 4 na Coreia do Sul

A palavra coreana para o número quatro é pronunciada “sa”, que também é a pronúncia do caractere hanja (sino-coreano) para “morte”. O número quatro é considerado um número de azar devido à semelhança sônica com o infortúnio e a morte.

Alguns edifícios pulam o 4º andar e usam a letra “F” em seu lugar. Para números de casas com vários 4 (por exemplo, APT 404), os valores das propriedades são muito mais baixos.

Da próxima vez que estiver em um elevador e não houver um “4”, pressione “F” em vez disso!

9. Há esponjas azuis em muitos carros coreanos

Você verá com frequência pequenos blocos azuis na lateral das portas de carros coreanos. Essas esponjas de blocos azuis são remanescentes de carros enviados da fábrica do fabricante e são usadas para proteger os carros durante o transporte.

A maioria dos coreanos prefere mantê-las nas portas de seus carros para evitar futuros arranhões ou amassados. Além disso, as esponjas azuis nos carros significam que o carro é novo, o que é outro motivo pelo qual as pessoas gostam de mantê-las.

10. As pessoas comemoram o Dia do Pepero – o feriado nacional dos lanches da Coreia do Sul

O Pepero Day é um feriado anual na Coreia do Sul, comemorado no dia 11 de novembro, porque o dia 11/11 se parece com palitos longos e finos de Pepero. Esse dia é dedicado a dar Pepero a amigos, familiares e entes queridos.

Desde 1997, a Lotte Corporation, fabricante da Pepero na Coreia do Sul, comercializa o feriado. Originalmente, os palitos de biscoito cobertos com chocolate ao leite, essas guloseimas agora vêm em vários sabores.

A Pepero é considerada um “lanche nacional” que gera vendas de 100 bilhões de won todos os anos. Os lanches são um grande negócio na Coreia.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre a Coreia do Sul? O que mais te chamou a atenção? Se você é tão apaixonado(a) pela cultura coreana quanto a gente, deixe um comentário e compartilhe sua opinião ou até mesmo outras curiosidades que você conhece! Vamos transformar essa seção em um verdadeiro bate-papo entre fãs da Coreia do Sul. Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos que também adoram descobrir coisas novas sobre esse país incrível!

Deixe um comentário